História

Inaugurada em 2006 por um casal de empresários da capital paulista, a forneria O Caminho da Pizza surgiu com a proposta de trazer para Ilhabela um conceito diferente de pizzaria, resgatando a tradição que une a simplicidade de um ambiente aconchegante e descontraído e pizzas especiais. “Frequentamos a Ilha há mais de 30 anos e sentíamos falta de um lugar descontraído, simples, onde as pessoas pudessem se sentir em casa e apreciassem de verdade a sua paixão por pizzas com receitas saborosas e ótimo atendimento”, revelam.

Há 15 anos no ramo de gastronomia, o casal começou sua história com a culinária na lua de mel, em paris, quando se encantaram pelas creperias francesas. De volta ao Brasil, ela Chef de cozinha e ele Publicitário, decidiram trazer para São Paulo as receitas e técnicas que aprenderam na França e desde 1996 comandam o Buffet, Crepe Du Soleil, voltado ao mercado de festas e eventos personalizados na capital.

Alguns anos depois, com o Buffet consolidado, o casal decidiu investir no antigo sonho de montar um negócio em Ilhabela e em 2006 tranformaram um velho galpão abandonado ao lado da pousada da família, em uma pequena e charmosa pizzaria. “Criamos as receitas, algumas adaptadas dos crepes, aprimoramos a massa e no início, recebíamos apenas os amigos. Em pouco tempo a indicação deles começou a trazer novos clientes e desde então o ‘Boca a Boca’ tem sido a melhor propaganda da casa, que continua investindo em oferecer sempre o melhor aos moradores, veranistas e visitantes que freqüentam a Ilha”, contam Stela e Wellington Salmi, proprietários da casa.

“O segredo está na paixão e no amor dedicado por toda a equipe ao negócio, que se traduz no cuidado na escolha dos ingredientes da melhor qualidade, sempre frescos e selecionados, incluindo folhas de manjericão e tomate cereja da própria horta da pizzaria, calabresa artesanal, shitake orgânico, anchovas italianas de cura especial, entre outros, no preparo artesanal da massa até os recheios mais elaborados e no atendimento eficiente” completam.
As pizzas têm massa firme e crocante, para comer com as mãos, e saborosas combinações da casa que vão do tradicional Pomodoro até opções especiais como Salmão Defumado.

Para a sobremesa, destaque para as pizzas doces Banana Brasil, (rodelas de banana caramelizadas com açúcar, canela e um orvalho de rum jamaicano) e Choco Baby (receita francesa de molho de chocolate meio-amargo com gotas de chocolate ao leite e castanhas de caju).
Em comemoração aos cinco anos da casa, a identidade visual da pizzaria passou por uma reformulação, com a criação de um novo logotipo, mais moderno e sofisticado, alinhado à proposta do empreendimento.